Instituições
PREÂMBULO
Somos livres pensadores unidos para reconstruir nós mesmos, reunidos em espaços de partilha, aprendizado, crescimento, refúgio e força para agir com coragem. Pessoas e sentimentos se conectam a uma causa maior.
Buscamos novas formas de colocar em ação o conhecimento de transformar o ser humano por meio de um sistema esotérico legítimo. Laboramos com a doutrina tradicional que é de origem supra-humana e não de alguém conhecido, elemento que atualmente a grande maioria daqueles que alegam ser legítimos não o detectam. Temos nossos estudos como origem numa transmissão vertical, ou seja, recebidos de forças acima de um ser humano.
Doutrina imemorial, cujas raízes se perdem na noite dos tempos e se manifesta de maneira coerente e ortodoxa. A prova dessa realidade é a concordância com os princípios metafísicos das demais doutrinas também tradicionais. Há apenas discordância doutrinais aparentes, mas, numa análise profunda, seus altos princípios são necessariamente os mesmos. Em outras palavras, os caminhos que levam ao topo da montanha são diferentes, no entanto a montanha é a mesma e do topo se compreende as curvas e as particularidades de cada caminho, porém isso não quer dizer que podemos misturar os caminhos. Pular de um caminho para outro nunca se chega ao tipo ou demorará muito tempo.
A harmonia entre os aspectos internos e externos, ou seja, entre o exoterismo e esoterismo. Tudo aquilo que está no campo religioso pode ser transporto no campo metafísico como numa operação matemática de potencialização. No entanto, apenas uma parcela do que está no campo metafísico pode ser transposto adequadamente para o campo religioso, ou seja, quem pode o mais pode o menos.
O uso abusivo e desviado do adjetivo "tradicional" ou "tradição" promove confusões com o que é legitimamente tradicional. Repetir um costume não é tradicional. É diferente de conservadorismo.
O movimento tradicional legítimo é supra-racional, está acima da razão e, por óbvio, deve estar consonante com a razão ordinária. Concorda com o racional, mas o supera. Tomamos como exemplo as literaturas de Nagarjuna, São Tomás de Aquino, Ibn Arabi, Shankara, percebe-se que demonstram verdades supra-racional de uma forma completamente racional. Não se usa a supra-razão para justificar algo irracional e se basear em fé cega.
As manifestações primordiais há clara distinção entre o que é metafísico, religioso, mágica, ciência e iniciático.
Estamos na era da degeneração ou de Ferro, o chamado Kali Yuga, o fim de um período cíclico conhecido como Manvantara. Nesse momento as tradições autênticas entram em desaparecimento e abundam as falsificações. Torna-se cada vez mais difícil encontrar caminhos tradicionais legítimos e mesmo esses caminhos estão grandemente poluídos. Sendo assim, promovemos uma grande adaptação, uma direção interior geral sem se apoiar exclusivamente em uma dada forma, a continuidade será numa entidade num plano existencial, uma orientação íntima juntamente com uma maior liberdade exterior. Ainda que autenticamente tradicionais, não devemos nos apoiar cegamente, pois o espírito tradicional se retirou. Todas as formas institucionais de hoje estão destinadas a desaparecer a curto prazo e já estão intoxicadas.
Recomendamos à todos que adotem uma forma paradigmática de um modelo tradicional, mas sem se deixar levar por um sectarismo, igrejismo, ensinamentos desviados que a maioria dos líderes institucionais introduz nessas formas. Siga a moralidade e a doutrina tradicional, mas não se torne moralista e não acredite cegamente no que os líderes dizem. Vá atrás, estude, pesquise.
Material complementar:
A Confederação
A Tradição Primordial, Conhecimento Universal, aqui representada pela Confederação, união dos Colégios Iniciáticos e das Lojas Simbólicas que perpetuam o esoterismo legítimo. É laborada por homens e mulheres de todas as raças e nacionalidades, acolhidas por livre ingresso, nos quais estudam e trabalham para a Transcendência e o aperfeiçoamento da Sociedade Humana. É fundada no Amor Fraternal e na esperança de que, com amor a Deus, à Família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com a constante e livre investigação da Verdade, com a evolução do conhecimento humano pela Filosofia, Ciências, Artes e Religião, e dentro dos princípios da Moral, da Razão e da Justiça, para que o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal, pois não viemos em missão de publicidade para formar nenhuma seita ou crença ou causa e nem para unir seguidores de nenhuma doutrina.
É integrada por filiados congregados em Colégios e Lojas Simbólicas, formando o Corpo do Conhecimento Tradicional Esotérico e Universal, independente e soberano.
A Confederação Iniciática Tradicional tem outra designação institucional pela qual também é conhecida, quer simplesmente por Confederação ou Tradição Esotérica ou Primordial.
São indissolúveis e se adequarão em cada localidade onde conterá as instituições dos Colégios Iniciáticos, a Grande Loja Simbólica (GLOS), o Instituto de Benevolência e Humanística Universal (IBHU), o Instituto de Estudos Poli-Éticos e Sociais (Instituto EPOS), Fundação Educacional (FEDU), a Associação das Comunidades Iniciáticas (ACI) e as Instituições Iniciáticas filiadas e reconhecidas por meio de Tratados, todos formando a Confederação plenamente regidos por sua Constituição.
Todos os poderes emanam dos filiados e em nome dele são exercidos à luz dos princípios da Tradição Primordial.
Clique aqui e tenha acesso à Carta Magna da Instituição.
Os Colégios
Unidades independentes de ensino ao público buscador com intuito de qualificar os alunos ao Esoterismo Tradicional, trabalhando de forma presencial ou à distância, de forma independente e ligados pelos princípio da Confederação.
O primeiro Colégio surgiu em 2016, denominado Associação Gnóstica - AGNOS, na cidade de Piedade-SP e já formou mais de trinta alunos.
GRANDE LOJA SIMBÓLICA
O último patamar de nossa escola espiritual é a Maçonaria tradicional, ou seja, daquela que mantém vivos e permanentes, através dos símbolos, dos ritos e dos mitos, os laços com as realidades cosmogónicas e metafísicas emanadas da Grande Tradição Primordial, da qual a Maçonaria é (em verdade) uma ramificação. No nosso entender, e considerada desta maneira, a Maçonaria, igual a qualquer outra organização tradicional, oferece ao homem caído e ignorante os elementos necessários para levar a cabo a sua própria regeneração e evolução espiritual. A estrutura simbólica e ritual da Maçonaria reconhece numerosas heranças procedentes das diversas tradições que foram se sucedendo no Ocidente durante, pelo menos, os últimos dois mil anos. Logo, é a única corrente iniciática verdadeira que resistiu até os dias de hoje no Ocidente, sem contar a Ordem dos Companheiros do Dever, na França. E este feito, longe de aparecer como um mero sincretismo, revela nesta Tradição uma vitalidade e uma capacidade de síntese e de adaptação doutrinal que lhe valeu o nome de “arca tradicional dos símbolos”.
Clique aqui e e conheça o Primeiro Manifesto da Grande Loja Simbólica
QUER SE TORNAR MAÇOM OU FILIAR-SE À NÓS? Entre em contato conosco e inicie o processo de admissão